Doe Sangue ♥

 No início deste ano duas blogueiras plus size realizaram campanhas de doação de sangue pelo Brasil: a Paula Bastos, do Grandes Mulheres, em Salvador e a Renata Poskus, do blog Mulherão, em São Paulo e no Rio. Eu vibrei muito com a idéia das duas, mas depois fiquei bem tristinha ao ver a baixa adesão da galera e me questionei: por que mais pessoas não aderiram a causa?

Se tem uma coisa que eu tenho pânico, ela se chama agulha. Sim, eu tenho pavor de tomar vacina, coletar sangue ou fazer qualquer tipo de exame. Me lembro da primeira vez que fui doar sangue, para a esposa de um amigo que estava internada, e contei desse meu medo para uma enfermeira que abriu um largo sorriso e disse: “minha filha, se essa agulhadinha para fazer o bem está doendo, pense em quantas agulhadas a pessoa que vai receber o seu sangue já não levou”. Desde então, sempre penso nisso quando vou aos hemocentros e encaro de frente o meu medo do cacete de agulha para ajudar alguém que precisa e já sofreu muito enquanto esperava pelo sangue.

doesangue

Doar sangue é super seguro, porque todo o material usado, inclusive os kits, são estéreis, descartáveis e apirogênicos (não causam febre). Não é necessário estar em jejum e o recomendado é que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação.

Em cada doação, são coletados entre 300 e 450 ml de sangue e esta quantidade não te afeta em nada porque é equivalente a menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto! O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses. Por esse motivo, a doação de sangue só deve ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres.

Então deixa o medinho de lado e venha doar você também!

Para saber onde doar em São Paulo clica aqui, Rio de Janeiro aqui, Curitiba aqui e Salvador aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *