Desafio: Um Ano sem Compras – Edição Plus Size

No início de 2013 me lembro de uma conversa que tive com a Paula Bastos (amiga e blogueira bapho do Grandes Mulheres) sobre o consumo desenfreado que estava acontecendo no meio plus size nacional. Essa conversa nasceu em função de uma série de outras que tivemos com a Clarice Freire (do Gordita), Ju Romano (do Entre Topetes e Vinis) e outras blogueiras plus no encontrinho que tivemos com a Flúvia Lacerda no finalzinho de 2012: o nicho plus size brasileiro nunca teve tanta oferta de roupa como está tendo agora e parte das consumidoras não está sabendo lidar com isso.

Desde os primórdios, nós gordas (gordinhas, curvilíneas, mulherões ou seja como lá você queira chamar sua silhueta avantajada) sofremos para encontrar roupas bonitas, de acordo com a nossa faixa etária e por um preço justo no mercado. Não vou entrar no mérito de ter ou não amor próprio, estou apenas constatando que, independente de amar ou não meu corpo, não posso simplesmente andar pelada por ai. Então já que tenho que me vestir, que seja com dignidade.

Eu já perdi a conta do número de vezes que fui ao shopping e nada me serviu. Também perdi a conta do número de vezes que senti vontade de chorar num provador. Talvez seja por isso que o surgimento de um enorme número de marcas plus sizes, disponíveis para compra com apenas um clique, serviu como um motor de aceleração para o consumo desenfreado e consequente endividamento para tantas mulheres plus size.

A Idéia

Depois de ler com carinho cada diazinho dos 366 dias sem compras da Jojo do blog Um Ano sem Zara e os desafios constantes das 52 semanas sem compras da Talita do blog da Talita, eu pensei: por que não?

Minha conta não está no vermelho e nem estou para ser despejada. Graças a Deus! Mas estou cansada de ser movida pelo consumo. Pelo tenho que ter. Pelo sentimento de “preciso daquilo para me sentir mais feliz” (sendo que, eu nem sabia que este algo existia a 5 minutos atrás e era muito feliz sem isto).

Confesso que meu armário não é – nem de longe – super versátil e bem servido como o da Jojo: não tenho calça de rica, casacão de camelo ou blazers diversos (aliás como eu queria metade daquelas coisas lindas que ela tem!). Mas tenho certeza de duas coisas: a primeira é que certamente muita gente que tem menos do que eu vive muito bem. E a segunda é de que nada muda se eu não mudar.

Então, por que não começar agora?

O Desafio

O desafio consiste em passar 1 ano (o ano de 2014 inteiro) sem comprar roupas, sapatos ou bolsas. Assim como as meninas fizeram em seus desafios, eu posso usar os presentes que ganhar ao longo do ano, contudo, vou criar uma regrinha diferente por aqui: a cada peça que entra, uma peça sai. Desapegar faz bem e todo mundo sempre tem alguma roupa que gosta menos, então se eu ganhar algo bacana, repassarei algo que já não uso e pode ser bacana para outro alguém.

Ao menos inicialmente, não pretendo postar fotos diárias dos looks. Como eu trabalho na indústria automotiva, grande parte dos meus dias possuem o “combo” jaleco + botina de segurança e infelizmente não tem tentativa de look fashion que sobreviva a isso! Mas ainda assim, vou tentar registrar as combinações e fazer um compilado semanal pra dividir o andamento dessa minha experiência tão bacana com vocês, combinado?

Boa sorte pra mim e conto com o apoio de vocês ♥

19 thoughts on “Desafio: Um Ano sem Compras – Edição Plus Size

    • Pois é amiga da realeza…tá todo mundo nessa febre de comprar desenfreadamente. Eu também tava, mas dei um basta e vamos ver no que vai dar…rs

      Beijo e saudades!

  1. Vou acompanhar de perto, e tentar fazer adquirir o exemplo. Mas com criança em casa e dificil mas vou tentar.
    Boa Sorte! Adorei o Blog.

    • Claudinhaaaa…que saudades!
      Com criança em casa é muito mais fácil boba: compra tudo só pro Felipe e pra Camile! rs

    • Saudades de você tb Cla!
      Mas esse ano já tenho viagens planejadas pra Baêa e se Deus quiser nos veremos bastante =]

      Vamos juntas no desafio então?

  2. Moça, confesso que te acho muito corajosa e sei que eu não daria conta. Mas você me inspirou a passar um tempinho sem comprar. Vou tentar segurar as pontas até chegar no 46, será que consigo? Tô na torcida! Beijos e se precisar, grita!

    • Eu acho que consegue sim Carol!
      Ainda mais agora com seu bebê…provavelmente tudo o que você comprar será pra ele! rs
      Força a meta até o 46 que você economiza e se ajuda a alcançar o objetivo =]

  3. Oi Raissa,
    Adorei o desafio! Super coragem a sua de seguir nessa empreitada, admirei 🙂
    Eu que já sou super muquirada, vou acompanhar de pertinho e torcer por cada semana conquistada.
    Super beijo,
    Paula

    • Tou rindo litros aqui com o “super muquirana” Paulinha….kkkkkkkkkkkkkk

      Me acompanha sim e me ajuda com diquinhas do muquirana way of life <3

      Beijo e saudade!

  4. eu já ando sem a menor vontade de comprar bolsa-sapato-roupa, mas to gastando tudo e mais um pouco com material de pintura e costura, pra cursos q so vao durar um ou dois meses. preciso de um projeto “seis meses comprando so comida”. vc nao “compensa” comprando outras coisas nao? (tipo pra casa, presentes, gastando em restaurante…)

  5. Adorei seu blog e o desafio … tbm acompanhei a saga da jojo e tentei fazer igual, mas não por um periodo tão longooo … foram apenas 2 meses … mas força mulher, vc consegue!!! 😉

  6. Pingback: Recem Juntada – Um Ano sem Compras: Semana 18 + hora do balanço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *