Dica de Leitura – A Menina do Vale

Em meados de julho deste ano, li a resenha do livro A Menina do Vale em uma revista e fiquei super curiosa para conhecer a história e as lições aprendidas da jovem empreendedora Bel Pesce.

Mas com a correria do dia a dia na fábrica, em função das dezenas de auditorias que tivemos, meu tempo ficou tão escasso que acabei esquecendo e apenas colocando este livro na listinha de “quero ler um dia”.

Até que felizmente este dia chegou. Comprei o livro numa uma conexão de 4 horas que fiz no aeroporto do Rio de Janeiro e levei-o para a Itália. Foi extremamente empolgante e motivador ler um livro como este longe da rotina exaustiva de uma fábrica e num ambiente tão tranqüilo e inspirador como a região do Piemonte no norte da Itália (depois faço um post com dicas de agriturismo para lá!). O livro tem dicas tão bacanas que já li, reli e recomendei para dezenas de amigos.

Foto postada no meu instagram – dá pra ver também o outro livro que estava lendo…rs

O Livro

A Menina do Vale é um livro bem dinâmico e de fácil leitura. Com ilustrações fofas e 23 capítulos, ele contém dicas preciosas para quem gosta de criar e tem o sonho de empreender, independente da idade ou da quantidade de recursos disponíveis. A autora conta suas experiências vividas no MIT e nas empresas do Vale do Silício de maneira divertida e aborda temas como gestão de equipes, feedbacks, metas e vários outros insights que se aplicam não só para quem quer abrir seu próprio negócio como também para quem quer empreender dentro da sua empresa. São conceitos simples que muitas vezes ficam esquecidos e valem a reflexão. Eu mesmo senti balançar alguns dos conceitos que adquiri nestes 12 anos de indústria.

Inicialmente disponibilizado em pdf gratuitamente no site da própria Bel – ainda dá para baixar clicando aqui! – depois de mais de 500 mil downloads acabou virando cópia impressa e está em sua primeira edição. O preço é super acessível (paguei R$19,90 na livraria do aeroporto) porque o objetivo de Bel não é ganhar dinheiro com o livro e sim divulgar o quão bacana pode ser empreender para o máximo de pessoas possível. Ponto pra ela pela iniciativa!

Bel Pesce

Nascida e criada em São Paulo , Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Desde pequena, Bel gosta de criar idéias e começar projetos, e já esteve envolvida com muitas startups. Após se formar, resolveu viver no Vale do Silício, onde se respira empreendedorismo. Liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala e mais recentemente se juntou ao time fundador da Lemon. Apenas 3 meses após o lançamento, a Lemon já contava com mais de 1 milhão de usuários.

Quer saber mais sobre a Bel? Além do livro com dicas super bacanas, ela possui um canal no youtube chamado Caderninho da Bel. Quem leu o livro, sabe que a autora mantém um caderno onde registra diariamente tudo de bacana que aprendeu durante o dia e agora é possível ter acesso às suas experiências em vídeos de 2 a 4 minutos de tudo que foi para o seu caderninho. Se não me engano já está no vídeo #35 e já assisti todos…estou amando e virei fã de carteirinha da Bel. Separe uns minutinhos do seu dia e assita a um dos vídeos, tenho certeza de que você vai amar!

UPDATE

Olha que coincidência boa, assim que o post foi ao ar eu vi que a Bel Pesce está sorteando uma cópia autografada do livro na fanpage dela, corre lá: http://www.facebook.com/AMeninaDoVale

*Acho que nunca comentei aqui, mas adoro ler! E pensando em partilhar com vocês os livros bacanas que li e gostaria de recomendar, agora aqui no blog teremos também dicas de livros! Espero que gostem das dicas e boa leitura =]

2 thoughts on “Dica de Leitura – A Menina do Vale

  1. To lendo agora um de vampiro que comprei..ate que to gostando.,..mais to afim de mudar…
    queria algo mais tipo..Melencia..vc lembra desse livro?
    beijossss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *