[Pelo Brasil] Dicas de Viagem para Florianópolis – Santa Catarina

Desde que me entendo por gente, sou apaixonada por Santa Catarina.
Terra de gente bonita, fauna e flora riquíssimas, e das cidadezinhas mais lindas do Brasil.
Quando eu morava em Curitiba tinha o privilégio de ir pra Joinville, Blumenau, Brusque e Floripa com uma frequência muito maior do que hoje, morando em São Paulo.

 Vista aérea da praia de Ingleses – Floripa

Mas como o amor pela Bela e Santa Catarina é maior que a distância, já programei as minhas férias de verão e pela terceira vez seguida, é lá que passarei meus dias de descanso…
Floripa, aí vou eu!

E já que estou indo pra lá em alguns dias, que tal compartilhar as dicas e experiências que vivi nesse lugar mágico?

Eu cazamiga em Ponta das Canas – Floripa 2008 (saudades do meu cabelão!)

Onde ficar?

Eu particularmente prefiro o norte da ilha.
Praias mais limpas, não tão cheias de ambulantes e com centrinhos próprios que evitam o trânsito caótico de ir ao Beira Mar Shopping ou algum outro lugar no centro para comer/comprar algo.
Já tive a oportunidade de ficar em Ingleses, Jurerê, Jurerê Internacional, Campeche, Joaquina e Ponta das Canas.

Entre as praias do norte da ilha, prefiro Ingleses, que além de ser uma praia ótima e de águas calmas, possui um centrinho com diversos restaurantes, mercadinhos, farmácia, sorveterias, bancas de jornal, caixas de banco e um pequeno (bem pequeno MESMO) shopping. Ou seja, você pode fazer tudo a pé e bem pertinho do apartamento ou hotel!

Em ingleses é possível ficar no Hotel Praia TourHotel Porto do Sol, Hotel das Gaivotas, Pousada Praia dos Ingleses ou em algum das centenas de apartamentos para aluguel em temporada.
Mas atenção: se você pretende alugar um apartamento ou reservar um hotel para o final do ano, prepare-se para desembolsar 50% do valor no ato da reserva e pagar por em média 10 diárias – período mínimo exigido pelos hotéis/imobiliárias.

Canasvieiras e Jurerê contam com a mesma estrutura, mas com preços não muito amigos.
Então prefiro ficar em Ingleses e se quiser ir em outra praia, chego no máximo em 10 minutos de carro!

Agora se o que você quer mesmo é ficar bem longe do agito e próximo de uma praia com boas ondas para o surf, escolha a Joaquina e um dos seus dois únicos hotéis: Cris Hotel e Joaquina Beach Hotel (eu particularmente recomendo este último…o Cris Hotel é muito antigo e mal consevado).

Um lugar muito tranquilo durante o dia, porém bem agitado durante a noite é a Lagoa da Conceição, que fica bem pertinho da Praia Mole e da Joaquina. Porém só dá pra ir de carro.

Clica no mapa que aumenta!

Onde comer?

Seja lá onde você escolher comer, peça (ao menos uma vez) a deliciosa Sequência de Camarão.
É um prato típico da ilha e vem com diversos tipos de camarão, peixe, arroz, pirão e fritas.
Dependendo do restaurante o preço pode ser um pouquinho salgado, mas normalmente dá para duas pessoas.

Sequência de Camarão em Floripa – normalmente, bem maiores que esta!

Além dos deliciosos quiosques que servem porções e bebidas na praia, em Ingleses eu costumo comer no Paixão de Verão ou na pastelaria que fica bem em frente e faz um pastel gigantesco…se quiser tentar um fast food, dá pra procurar alguns dos pequenos shoppings da ilha e fazer um “saving” no orçamento alimentício…rs

Existem também os deliciosos restaurantes nas proximidades da Lagoa da Conceição como o Barracuda, Deca e Casa do Chico, o concorrido Box 32 do Mercado Municipal e muitos outros espalhados pela ilha. Se quiser conferir mais opções, recomendo o blog Comer em Floripa que tem altas dicas.

Onde ir?

Não é a toa que Floripa é conhecida como a Ilha da Magia.
Além de lindas praias como a do Santinho e lagoas como a da Conceição, é possível fazer trilhas, alugar uma bicicleta e fazer uma infinidade de passeios.

O transporte público não é muito bacana…mas se você for de carro, fique tranquilo: a ilha é extremamente bem sinalizada e você pode chegar absolutamente em qualquer lugar seguindo as placas, experiência própria de quem já se perdeu e conseguiu se achar pelas placas.

Existe também o Floripa by Bus, que é um ônibus de 2 andares estilo citytour que possui diversos roteiros, porém precisa ser agendado previamente.
Veja as opções de roteiros e como agendar clicando aqui.

Mas independente do seu meio de transporte, lugares que você não pode deixar de ver/visitar:

a) Ponte Hercílio Luz: esta ponte é o cartão postal da cidade. Construída entre 1922 e 1926 para melhorar o acesso à ilha, que até então era feito apenas por barco.
Está interditada para restauração desde 1991, mas é possível vê-la bem de pertinho pela fortaleza e tirar lindas fotos da vista!

b) Mercado Municipal: localizado no coração do centro histórico, possui entre suas banquinhas de peixe, barezinhos, restaurantes típicos e muito mais. No sábado à tarde vira ponto de encontro de pagodeiros (bleh!).

Vista Noturna do Mercado Municipal 

c) Catedral: ela foi construída no mesmo lugar onde o fundador da cidade tinha erguido uma capelinha para a Nossa Senhora do Desterro. Tem um acervo de artes sacras fantástico e às sextas-feiras tem uma feirinha de artesanato em frente.

d) Morro da Cruz: é o principal mirante da cidade.

e) Passeio de Escuna: existem diversos passeios de escuna disponíveis em Floripa. Você pode pegar um folhetinho no seu hotel e escolher o destino (e valor) que mais lhe atraia.
Tem uma bacana que sai de Canasvieiras passando pelas ilhotas e fortalezas e ainda pela Baia dos Golfinhos…vale muito a pena 🙂
f) Avenida Beira Mar: visitar a principal avenida da cidade a pé ou de carro é muito gostoso. A avenida é repleta de bons restaurantes e tem uma linda vista do calçadão.
 
g) Dunas da Joaquina: seja para praticar Sandboard, brincar de “ski-bunda” ou simplesmente tomar uma água de coco assistindo ao sol se por, as dunas são um passeio obrigatório para todo visitante em Floripa. Bem na frente das dunas existe um restaurante natural (que não me lembro o nome) que vende deliciosos salgados integrais e assados!

Eu e Cris nas Dunas com a praia da Joaquina ao fundo – Floripa 2010

Onde (e o que) comprar?

Precisando comprar algo trivial em Floripa, como roupas ou calçados eu sugiro o Beira Mar Shopping ou o Iguatemi, que além de possuir bons cinemas e praças de alimentação, também contam com as lojas convencionais que estamos acostumadas – com isso economizando tempo.

Para comprar biquínis, cangas, havaianas e demais artigos para a praia, recomendo as lojinhas locais.
Você pode comprar lindos biquínis a preço de banana!
Lembrando que uma parte de cima que custa 20 reais, não deve durar muito mais do que um verão…mas ainda sim vale a pena!

Existem também, diversas feirinhas hyppies ou de artesanato local, onde podemos comprar anéis, bijoux diversas e saídas de praia bem trabalhadas. Isso e tudo mais que mulher adora comprar 🙂

E no Reveillon?

O Reveillon de Floripa BOMBA.
Além dos shows de fogos na Avenida Beira Mar e as lindas praias, a ilha ainda conta com inúmeras baladas fortíssimas cheias de gente bonita.

Reveillon na Avenida Beira Mar

Entre as melhores festas, eu recomendo a Pacha que ainda tem ingressos do primeiro lote a venda, a Boutique, P12 (que é fenomenal mas prepare-se para desembolsar uma pequena fortuna), Café de La Musique e a Warung. Tem baladas para todos os gostos e bolsos!

Mais Dúvidas?

Existem bons sites de viagem com dicas de Florianópolis como o Férias Brasil.
Mas se eu puder ajudar, manda sua pergunta nos comentários que eu respondo e se não souber vou atrás de quem sabe.
Ah…e se tiver mais dicas de Floripa, sinta-se a vontade para compartilhá-las nos comentários também 🙂

Espero ter ajudado….beijos e boa viagem!

6 thoughts on “[Pelo Brasil] Dicas de Viagem para Florianópolis – Santa Catarina

  1. oieeee reclamona que nao tem comentarios!
    hahahahah!
    Eu quero muito conhecer floripa!
    Acho muito lindo lá!!!
    Acredita que meu marido tem casa em Bombinhas e eu nunca fui? pois é!!! hahahaah! lamentável.
    Adorei suas dicas

    Obrigada pelo recadinho no meu blog!
    Super beijo e volte quando quiser!
    Dani
    http://belezaf5.com/
    http://BF5 Promo – Novidades e

    promoções dos parceiros do blog/
    @belezaf5

  2. Cê vem passa as férias aqui, depois sonha em morar
    Num apartamento, cobertura, num chalé, casa barata
    Tem nego que se aventura, “vou mora até de barraca”
    Passou o verão aqui, então tá bom, tá explicado

  3. Achei interessante seu blog e também saber que muitas pessoas gostam tanto de nossa Floripa que sempre querem voltar. Sou nativo e atualmente, depois de trabalhar 14 anos em uma empresa estou montando meu próprio negócio.
    Para pessoas que querem dicas e lugares para conhecer, estarei postando diariamente informações uteis para turistas e moradores que muitas vezes desconhecem paraísos escondidos de nossa ILHA DA MAGIA….

    http://www.facebook.com/israelfloripaimoveis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *