O que é Crowdfunding e porque é tão legal :)

Já faz alguns meses que tento sentar um pouco para fazer um post sobre crowdfunding aqui no blog – pelo simples fato de que eu acho essa a melhor idéia da década – e hoje finalmente eu consegui organizar as idéia…

Esse post é dedicado às mulheres empreendedoras que fazem parte da minha vida: Raquel do Delícias da Rack, Vanessa Falcão do La Petite Cerise, Carmem do Cupcake Brasil, Flaviana da Dorcas Plus Size, Carla Manso da Best Size, Renata Poskus do Mulherão e Fashion Weekend Plus Size (o maior evento de moda Plus da América Latina!), Leilane Mayara da loja Super Tendência Plus Size, Kalli/Kelly/Andrea do I Believe, Deh Renck do Under Fashion, Tawana Oliveira do Cupcakes Minimi e tantas outras empreendedoras guerreiras que tive oportunidade de conhecer e que desejo todo o sucesso do mundo!

Boas idéias surgem todos os dias. Seja num almoço de família, num encontro de amigas ou numa mesa de bar. E muitas dessas boas idéias são viáveis, tem um mercado consumidor garantido e podem tornar-se um negócio muito lucrativo, porém normalmente falta aquele pequeno detalhe para impulsionar que a idéia se torne real: dinheiro.

E devido a falta de financiamento por parte de amigos e as taxas de juros altíssimas praticadas no mercado…muitas vezes a idéia genial e viável morre.
Mas graças a era digital e as redes sociais, muitos empreendedores estão encontrando maneiras alternativas para a captação de recursos e estão tornando viáveis seus projetos.

Ei, você aí, me empresta um dinheiro aí??? 

O termo vem do inglês e quer dizer algo como “financiamento público” ou “financiamento por multidões”. Essa onda começou nos Estados Unidos em 2009 com o lançamento da rede Kickstarter, que é hoje a maior do mundo, com arrecadação de aproximadamente 25 milhões de doletas e mais de 4 mil projetos financiados.

Um dos casos de sucesso, talvez mais famoso, do Kickstarter foi o do grupo de jovens malaios da grife Ultra. Eles precisavam de recursos para lançar a sua coleção de Outono/Inverno 2011 e lançaram seu projeto no Kickstarter.
O grande diferencial dessa grife é que seu projeto de confecção de roupas é totalmente sustentável e em tempos da busca da sustentabilidade por todos…o projeto não demorou nem 15 dias para arrecadar toda a verba necessária e lançar a coleção.
Mas não foi só recurso financeiro que essa turminha conseguiu no site, eles tiveram uma repercussão tão grande da coleção (batizada de Ultra10) que foram convidados até para desfilá-la na Semana da Moda de Paris!!!
Bacana não?

Ultra e sua coleção sustentável

E isso que é o legal do crowdfunding, você apresenta a sua idéia e seus projetos e tanto amigos como desconhecidos, podem investir e apoiar seu projeto. Com isso a sua marca/projeto/show ganha visibilidade e pessoas que acreditam que dará certo, assim como você.

O primeiro site no gênero aqui no Brasil foi o Vakinha, que como o nome já diz permite que o empreendedor possa fazer uma “vaquinha” para conseguir os recursos para o seu projeto.
Mas hoje o site possui vaquinhas de todos os tipos, desde para festas de formatura, viagens ou próteses de silicone. Cada um pede o que quer e ainda pode divulgar em todas as redes sociais.

E no início deste ano veio também o site Catarse, já mais voltado para projetos culturais, com vários projetos de peças de teatro, lançamento de livros, videoclipes, cinemas…muitíssimo bacana e já com vários projetos financiados com sucesso.
Um desses projetos de sucesso foi o Rabiscaria, que propõe a customização de diversos objetos (sejam eles quais forem) por artistas, designers e afins.

E o mais bacana do Cartarse é que, de acordo com o valor da sua doação. você além de comprar a idéia, compra também parte do produto se o negócio der certo. No caso da Rabiscaria, você poderia ganhar adesivos, copos de whisky customizados ou até uma arte personalizada na parede da sala da sua casa…já pensou?

E que tal trazer a sua banda preferida para um show bacana em sua cidade sem risco de prejuízo? Acho que o sonho de todos os produtores agora se tornou possível com a ajuda do Queremos!
No site Queremos, você pode comprar ingressos reembolsáveis do show, como se fossem cotas.
E empresas grandes também podem comprar cotas do show para ajudar!
Se o show não acontecer, você recebe o dinheiro de volta.
Se o show acontecer e lotar, você recebe seu dinheiro de volta.
Agora, se o show acontecer mas não atingir o valor estipulado, pelo menos você garantiu a realização do show que você tanto queria a um precinho bem acessível. Muito bacana, não?

Fora esses, já existem também muitos outros sites bacanas em português como o Fairplace que permite que a pessoa peça “empréstimos” a juros baixíssimos e depois devolva o dinheiro em suaves prestações, Movere, Motiva, Multidão, Senso Incomum, entre outros… 

Com tanta opção para financiamento de projetos, que tal tirar da gaveta aquela idéia genial, hein?
Boas idéias + financiamento podem trazer o tão sonhado sucesso!

Beijo grande!

5 thoughts on “O que é Crowdfunding e porque é tão legal :)

  1. Rack: super pensei em vc e em outras amigas quando descobri esse tema. É tudo o que faltava para que empreendedoras talentosíssimas como você possam ter seu negócio mais expressivo 🙂

    Carol: eu tb já tive dezenas de idéias…mas aí vem outra melhor, e outra e outra…e acabo engavetando até ter algo mais concreto…hehehehe

  2. Muito legal essa modalidade de ajuda mútua.
    Para quem está começando é uma ótima ideia.
    Obrigada pelo carinho e desejo TODO SUCESSO E FELICIDADE DO MUNDO PRA VOCÊ querida.
    Espero em breve te conhecer.
    Um beijo no coração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *