Definindo Claramente o Seu Objetivo

Mara quer tirar férias em um lugar que tenha altas baladas e seja bom para compras.
Vanessinha quer ajudar na renda da família, mas quer trabalhar de casa.
Raissa adora desenvolver pessoas e sonha em trabalhar com algo no gênero.

Pois é, eu e minhas amigas um dia tivemos uma idéia do que queriamos. Sim, uma idéia e muito vaga diga-se de passagem, porque isso não passa nem perto de ser uma meta e/ou um objetivo.
Segundo o dicionário, meta é um objetivo almejado que pode ser mensurado e claramente definido. Logo dizer que quer ir viajar para “algum lugar que” ou “trabalhar com algo que” não é uma meta e sim um esboço dela.

Para você começar a planejar o caminho de onde você está até o seu objetivo, você precisa antes de mais nada definir qual é o seu objetivo. E como fazer isso?

Eu proponho que você tenha um momento sozinha com você mesmo, talvez até ouvindo uma música bacana, para refletir sobre o que você deseja e ir aos poucos “encorpando a idéia”. Pense todos os prós e os contras, calcule riscos (quando optamos por algo, sempre abrimos mão de outra coisa), pesquise mais sobre, use e abuse da internet (obrigada Senhor que não precisamos mais das Enciclopédias Barsa para sobreviver) e vá descobrindo o que se aproxima mais das suas expectativas.

Alguns exemplos?
“A Mara poderia ir pro Paraguai que seria um lugar excelente para compras, mas seria caído para balada.
Ela poderia ir novamente para Bariloche ou Buenos Aires que tem altas baladas, mas ela quer algo novo.
Ela poderia vir fazer boas compras em São Paulo, que também tem boas baladas, mas ela quer uma viagem internacional.
Poxa, Las Vegas é o paraíso das baladas e nem preciso dizer que EUA é o paraíso das compras né?
Decidido: vou pra Las Vegas nas próximas férias dentro de 1 ano.”

Uma vez que você decidiu o que pretende fazer, e em que prazo pretende alcançar a sua meta, é chegada a hora de começar a planejar: tempo de permanência, acomodação, como levantar dinheiro pra viagem, formas de pagamento, como se faz pra tirar visto…resumindo, só depois de definir o objetivo final é que você pode iniciar seu planejamento.

“Não existe coisa que eu mais goste na vida do que trabalhar com pessoas.
Adoro conversar, ensinar, orientar, explicar com calma aos que tem dificuldade…em resumo adoro desenvolver pessoas!
Eu poderia fazer algum treinamento de Coaching e migrar para essa área, mas não sou tão chegada a área de RH e sentiria falta da área técnica. Também acho que não quero entrar tanto na vida das pessoas, quero desenvolvê-las tecnicamente.
Eu poderia também trabalhar com auditorias e dando cursos. Desta maneira eu sempre conheceria pessoas e empresas novas e poderia distribuir o conhecimento adquirido. Mas meus 10 anos de carreira ainda são insuficientes pra essa função. Preciso de pelo menos mais 10.
Eu gostaria de dar aula em uma universidade. Pegar alunos recém chegados do segundo grau, ainda meio perdidos no mundo acadêmico e introduzí-los no mundo da indústria seria perfeito.
Decidido: vou começar a dar aula para cursos de graduação antes de ter filhos.”

E assim vamos montando os nossos objetivos.
Imaginando cada cenário e como seria se estivéssemos lá.
Mas muita calma nessa hora: o seu objetivo (pode) e deve mudar ao longo do planejamento se surgir algum percalço ou nova oportunidade. Só não deixe de sentar e refletir muito (mas muito) antes de começar a trilhar um novo caminho – lembre-se que para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve!

Aproveite o final de semana ou a semana que se inicia e pense sobre seus objetivos:
Você sabe o que espera do futuro?
Você sabe aonde está e pra onde deseja ir?
Você conhece alguém que já atingiu este objetivo?

O meu objetivo do momento vocês já conheceram: dar aula para cursos de graduação.
E vocês? Quais são seus objetivos tangíveis e mensuráveis?

Beijo grande!

3 thoughts on “Definindo Claramente o Seu Objetivo

  1. Raissa, eu fiz isso há uns anos atrás e desde então tenho seguido minha meta, que é terminar minha segunda faculdade, fazer mestrado e doutorado e dar aula na própria faculdade (ou seja, igual ao seu objetivo!). Tudo está caminhando nos conformes, mas sem planejamento, acho que não teria dado certo!
    Ótimo post, ÓTIMO! Super beijo!

  2. Raissa, eu fiz isso há uns anos atrás e desde então tenho seguido minha meta, que é terminar minha segunda faculdade, fazer mestrado e doutorado e dar aula na própria faculdade (ou seja, igual ao seu objetivo!). Tudo está caminhando nos conformes, mas sem planejamento, acho que não teria dado certo!
    Ótimo post, ÓTIMO! Super beijo!

  3. A minha é a compra da minha casa, mas lhe confesso que ainda não sabemos se construímos ou compramos pronta…
    Quero uma ajuda sua amiga…quanto você cobra?…rs!
    Estou AMANDO seus posts…até meu marido está lendo.
    Somos empresários, mas nesse caso da casa estamos meio perdidiinhos.
    Um beijooooo

  4. Fla, acho que li seus pensamentos!!!
    Eu estava conversando com uma amiga ontem que tem uma imobiliária para ela me ajudar a fazer o post sobre planejamento imobiliário 🙂

    Em breve teremos uma sequência de posts para planejamento nas mais diversas áreas: mudança de carreira, investimento, imobiliário, etc. o/

  5. Adorei o post! Acho que todo mundo acaba nessa parte de ficar sem saber oq fzr. Tenho objetivos traçadíssimos na vida, agora preciso levantar os meios para realiza-los…Isso não é nada fácil :/

    Então, vc comentou sobre a Pé de Anjo né? To achando os modelos lá muito "ultrapassados" sabe? Uma anabela ou scarpin que escapam… É uma pena que a Shoestock não tenha tamanhos maiores de 40, eu to no 4.2 :(((( Descobri uma lojinha nova aqui no Rio, chegou a ir em Madureira? hehehehe Toloka pra ir la!

    Bjuuuu!

  6. Raíssaa, adoreii o post, são tantas metas, que ainda não consegui me organizar =/
    Mas prometo organizar minhas metas que tenho para esse anoo.
    Também estou anciosa para ver o psot sobre planejamento imobiliário, eu Lívia me caso 2012 e estamos no memso lema que a Fla, compra-se casa pronta ou se construímos.
    Ajudaaaa-me!
    Beijinhos

  7. Nossa, adorei o post. Eu nunca fui uma pessoa de objetivos muito claros, e isso sempre me atrapalhou um pouco. Até que, no final desse ano que acabou, eu decidi ir atrás do que eu realmente quero, e para isso teria que me organizar neste ano (2011). Faço faculdade de economia e controladoria, mas sempre amei psicologia, assim, amooooor mesmo. E então, meu objetivo tangível e mensurável foi ir atrás de um professor que pode ser minha porta de entrada para um mestrado, que por sinal é um caminho para o meu tão sonhado doutorado em psicologia!! =))))))))

    Beijinhos!!

    Mariana
    http://mmansur.blogspot.com/

  8. Raisssa!!!!!
    Muito boa as dicas! Pode ter certeza que vou seguir à risca, porém convenhamos, não é nada fácil!
    Lendo seu blog fiquei motivada em fazer um tbm… rsss
    Depois dpa uma passadinha lá, tõ meio perdidona nesse mundo novo, mas aos poucos vou conseguindo ajeitar….

    http://www.heminishimura.blogspot.com/
    Beijo grande!

  9. Madrinha,desculpa a ausência!!!Nem preciso dizer que adorei esse post né!E com o meu nominho ali então,apaixonei hehe!Segui tuas dicas,mas ainda falta pensar um pouquinho,mas o primeiro passinho eu já dei,dia 15 já tenho um curso pra fazer!
    Bjooo e mega saudade

  10. Madrinha,desculpa a ausência!!!Nem preciso dizer que adorei esse post né!E com o meu nominho ali então,apaixonei hehe!Segui tuas dicas,mas ainda falta pensar um pouquinho,mas o primeiro passinho eu já dei,dia 15 já tenho um curso pra fazer!
    Bjooo e mega saudade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *