Planejamento

Eu sempre planejei todinha a minha vida.
Desde pequena queria ter feito química, sair de casa aos 18 anos, me casar com o trabalho e ser uma grande cientista. Consegui fazer o técnico em química, mas não a faculdade. Me casei com o trabalho dos 14 aos 28 anos. Sai do Rio de Janeiro aos 18 anos para estagiar a 800 km de casa, em Curitiba.

E em todos esses anos, nem tudo saiu exatamente do jeito que planejei. Mas foi muito próximo do esperado ou muito melhor.
E foi por isso que resolvi usar o blog daqui pra frente, não só pra assuntos como make, atualidades e coisas de casa, mas também para falar do que eu mais faço na vida: planejamento de carreira, planejamento financeiro, planejamento da economia doméstica, planejamento e mais planejamento.

Para atingir o sucesso (seja ele profissional, pessoal, espiritual) é preciso saber exatamente aonde se quer chegar e qual esforço você está disposto a fazer para isso. Fazendo uma analogia tosca (sim, eu sou campeã em fazer analogias toscas, mas criei e amei essa!), imagine que sua vida/carreira/casamento é uma bolinha de papel. Grande ou pequena, colorida ou sem cor. Se você não sabe aonde quer chegar, você é exatamente como uma bolinha de papel na palma de uma mão aberta.
Se ventar você voará pra longe e cairá só Deus sabe onde.
Se chover você vai se encharcar e ficar murcha.
E por fim, se nada acontecer, vc ficará paradinha na mão…enquanto o mundo passa por você!

Mas se você sabe exatamente para onde quer ir: fazer aquele curso, aquela viagem ou casar com aquela pessoa. Você mira em algum lugar. E a sua vida, ou melhor, a sua bolinha, segue o curso que você jogou.
Talvez ela não chegue de imediato no objetivo: pode ser necessário pegá-la no chão e mirar de novo.
Pode ser que ela chegue ao objetivo, mas não na velocidade que você queria.
Pode ser que ela não chegue ao objetivo, mas passe dele e chegue a um lugar muito mais legal.
E pode ser, que…enfim sucesso!!!

Na nossa vida, se queremos chegar a algum lugar, teremos que inúmeras vezes ver a nossa bolinha se espatifar no chão. Mas podemos escolher largá-la lá – e esperar até que alguém pise ou ainda chegue no objetivo por nós – ou nos abaixar, pegar com todo amor e carinho e arremessar de novo: rumo ao tão sonhado objetivo.

Por isso amigas, chega de se esconder atrás de preconceito, reclamação, comodismo e tantas outras muletas que usamos na nossa vida e só nos atrapalham…vamos rumo ao sucesso, porque merecemos!
O primeiro passo é saber para onde ir. E depois de ter a meta traçada, antes de começar a tão sonhada caminhada rumo ao sucesso é necessário planejar. Planejar que não faltará água no caminho, planejar para que quando a oportunidade aparecer você esteja pronta, planejar para realizar.

Imagine que seu sonho é ser gerente. Você sonha com isso desde pequena, logo, você sabe aonde quer chegar. Mas se você não se preocupou em cursar uma faculdade, aprender um novo idioma ou se especializar no metier da sua empresa, a oportunidade irá até bater a sua porta, mas você não conseguirá abrir por falta de chave: conhecimento!!!

Mas como estar preparada para quando a oportunidade chegar?
Como reconhecer a oportunidade? Como gerar a oportunidade?

Olha, eu ainda não sei gerar oportunidade (e tem gente que faz isso muito bem), mas se tem algo que eu sei, é: estar preparada! Por isso, convido vocês a embarcarem comigo nos próximos posts a saber como se planejar, como economizar, como fazer o dinheiro render, como se organizar, como fazer a tão sonhada faculdade….como dar um passo de cada vez rumo ao seu, seja qual ele for, tão sonhado objetivo.

Mil beijos!
                  RK

13 thoughts on “Planejamento

  1. adoreiiiii o texto… realmente nos faz pensar… em querer planejar e planejar…. adoreiii bjssss Thaisa

  2. Madrinha,você só pode ter caído do céu hehe!Sempre que preciso de um help ou uma luz…do nada você vem falar comigo sobre ou escreve no blog!Esse post caiu como luva pra mim,adorei!Espero ansiosamente pelos próximos posts!

  3. Madrinha,você só pode ter caído do céu hehe!Sempre que preciso de um help ou uma luz…do nada você vem falar comigo sobre ou escreve no blog!Esse post caiu como luva pra mim,adorei!Espero ansiosamente pelos próximos posts!

  4. Um dos textos mais importantes que já li.
    Eu graças a Deus foquei minha bolinha e na moda e estou começando a colher os frutos.
    Você falou tudo…sem planejamento muito provavelmente, seja qualquer área da nossa vida, será um fracasso.
    Parabéns pelo texto.
    Um beijo e obrigada pelo carinho e comentários lindos.

  5. Master, que post fantástico! Eu, que sou uma pessoa totalmente lesada, que deixa tudo muito pro último minuto, que não se preocupa muito com o tal planejamento, às vezes me puxo a orelha pra ser mais centrada, mais organizada mesmo. E concordo com você: sem planejamento, não podemos reclamar da vida, estamos colhendo os frutos da "lesêra" que toma conta, pelo menos no meu caso. rsrsrs…
    Beijo!!!
    Dani Sciencio

  6. Gestão de Carreiras

    A Gestão de Carreira consiste em fazer um encaminhamento ao desenvolvimento pessoal e profissional do candidato. São analisados o perfil pessoal e fatores como o cenário externo, as oportunidades existentes e as tendências do mercado.
    O objetivo é auxiliar o profissional, fazendo com que ele não dependa apenas das possibilidades oferecidas pelas empresas. O caminho a ser seguido é determinado pelo perfil do candidato, levando em consideração em qual ponto o profissional está e aonde ele quer chegar. Com base nestas informações são definidas ações para alcançar os objetivos.

  7. Oi Raissa, caraaaa eu ja tinha visto esse post, fui comenta a a internet explorer não coperou cmg, eu esqueci de voltar e cá estou, quando eu li seu post eu fiz tantas reflexões, mas tantas que fiquei com dor de cabeça hauhauhau, peguei papel e caneta e comecei a dar sentido pro caminho louco que está minha vida, eu smepre tentei ser organizada e sempre admirei gente que se organiza, que planeja, que faz listas, que ecoomiza, que SABE o que quer… eu sou do time das perdidas ou quase perdidas, que sabe o que não quer na realidade. Isso é um bom início, mas preciso sair desse degrau e organizar minha vida apontar a seta pro lugar certo, amei seu post messsmo me ajudou bastante, super quero suas ajuda, sou dessas que quer fazer mil coisas ao mesmo tempo, quero viajar, juntar dinheiro, fazer cursos, comprar, comprar, comprar auhauhaua mas to tentando curar, meu momento RehabFashion chegou e eu tenho que me controlar, nãoé saudável estar perdida no meio do caminho e aproveitar pra comprar comprar e comprar, assim não vou parar e nunca vou ser bem sucedida em alguma coisa, nem que seja apenas bem sucedida em ser EU sabe? ai ai CONTROLE, ORGANIZAÇÃO, META, PLANEJAMENTO … tantas palavras novas nomeu vocabulário pessoal!!! hauhaua
    beijoooos e continue ajudando agente, to amando isso!!!

    Thay* [desabafando por ai] kkk

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *